Plano de Ensino

LABORATÓRIO DE FÍSICA I


PLANO DE ENSINO 2019/2 

IDENTIFICAÇÃO

DADOS GERAIS

Nome da Disciplina : Laboratório de Física I.
Código da Disciplina: FSC 5141.
Cursos: Bacharelado e Licenciatura em Física e Bacharelado em Meteorologia.
Turmas: 2002, 2002A, 2225A,2225B e 2230.
Horas-aula semanais : 03 (três).
Pré-Requisitos : Não tem.
Professores da disciplina: Celso Yuji Matuo, Gerson Renzett Ouriques e Lucio Sartori Farenzena.

  • EMENTA

A função do Laboratório de Física. Introdução a Teoria dos Erros. Algarismos significativos. Medidas e os seus respectivos instrumentos. Gráficos. Complementação, via experimentos, dos conteúdos relacionados com a Mecânica da Partícula, Leis de Newton, Energia e Momento Linear.

 

  • OBJETIVOS

GERAIS :

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de analisar e interpretar corretamente as experiências de Mecânica da Partícula realizadas, bem como utilizar corretamente os métodos e procedimentos próprios de um Laboratório de Física.

ESPECÍFICOS:

  • Compreensão, reconhecimento e avaliação quantitativa de erros inerentes às medidas efetuadas no laboratório.
  • Elaboração de tabelas com valores experimentalmente obtidos e análise gráfica dos resultados experimentais.
  • Operação e leitura de instrumentos de medidas analógicos, não-analógicos e digitais das seguintes grandezas físicas: comprimento, tempo, massa, temperatura, pressão atmosférica, força, massa específica e densidade relativa.
  • Comprovação experimental das leis fundamentais da mecânica da partícula, através da realização de diversos experimentos relacionados com o assunto.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • A função de um laboratório de Física: histórico e objetivos principais.
  • Incerteza numa medida. Precisão e exatidão.
  • Medidas diretas e indiretas de grandezas físicas.
  • Algarismos significativos, arredondamento de números e operações com desvios.
  • Noções sobre erros de uma medida: erro grosseiro, erro sistemático, erro de escala, erro instrumental e erro aleatório provável.
  • Postulados de Gauss.
  • Propagação de erros.
  • Construção de gráficos: representação cartesiana, escala métrica, construção de um gráfico cartesiano.
  • Construção de gráficos: uso dos papéis milimetrado e mono-log, ajustamento de curvas.
  • Linearização de gráficos e método dos mínimos quadrados para a obtenção da melhor reta. Análise e leitura de instrumentos de medidas tais como: régua milimetrada, trena, paquímetro, micrômetro, cronômetro, balança, densímetro e termômetro.
  • Critérios para aferição do erro instrumental em aparelhos de medida do tipo analógico, não analógico e digital.
  • Realização de experimentos relacionados com a mecânica da partícula, envolvendo assuntos como: movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado, queda livre, colisões do tipo elástica e inelástica, velocidades média e instantânea e atrito. Realização de experimentos envolvendo conceitos de massa específica e sobre a Lei de Hooke.

 

 

BIBLIOGRAFIA

  1. Piacentini, J.J. ; Lima , F.R.R. ; Grandi, B. ; Hofmann, M.P. ; Zimmermann , E. – “Introdução ao Laboratório de Física” – Editora da UFSC, 2013.
  2. Vuolo , J.H. – “Fundamentos da Teoria de Erros” – Editora Edgard Blücher Ltda., 1992.
  3. Helene, O. A . M. e Vanin , V.R. – “Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental” – 2ª Edição , Editora Edgard Blücher Ltda., 1991.
  4. Hennies , C.E. ( Coord.) ; Guimarães, W.O. N.; Roversi, J.A. – “Problemas Experimentais em Física – vol.1“- 3ª Edição ,Editora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) , 1989.
  5. Axt, R. e Guimarães V.H. – “Física Experimental I e II – Manual de LaboratórioEditora da UFRGS, 1981.
  1. Halliday , D. ; Resnick, R. e Walker , J. – “Fundamentos de Física – Vol. 1, Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., 1996.
  2. Tipler,P. – “Física – Vol.1 – Mecânica”, 3ª Edição , Editora Guanabara Koogan S.A., 1994.

 

METODOLOGIA

O curso será ministrado através de aulas expositivas, utilizando retroprojetor, data-show e quadro. Na parte experimental será utilizado o equipamento disponível no Laboratório de Mecânica, Acústica e Termodinâmica do Departamento de Física da UFSC.

OBS: No caso das atividades experimentais somente terão direito a nota nos relatórios correspondentes os alunos que se apresentarem no horário previsto para o início da aula (com tolerância de no máximo de 15 minutos de atraso) e estiverem presentes no momento da entrega dos relatórios, ao final da aula.

 

  1. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A nota final (NF) será atribuída por duas avaliações de mesmo peso:  nota de Prova Individual escrita (NP) e  média das notas obtidas nos relatórios (MR) referentes às experiências realizadas no laboratório. Os relatórios serão realizados em grupos de no máximo 3 alunos e a nota será atribuída ao grupo.  A entrega dos relatórios deverá ser feita até o final da aula em que o experimento tiver sido realizado. A menor nota, dentre os relatórios entregues, será desconsiderada nessa média. Além disso, o aluno poderá repor uma das experiências programadas, ao final do Curso, desde que apresente justificativa substanciada.

A Nota Final será calculada segundo a fórmula NF = (NP + MR) / 2  .

Para ser aprovado o aluno deverá obter uma média final maior ou igual a 6,0 (seis vírgula zero). Haverá uma prova substitutiva referente apenas à prova individual escrita, ou seja, caso o aluno opte por realizar essa segunda prova, a nota dessa prova é a que prevalecerá independente da nota obtida. 

 

Conforme a Resolução 052/PREG/92, a disciplina FSC 5141 – Laboratório de Física I não necessita oferecer prova de recuperação para os alunos que porventura ficarem com média final acima de 3,0 (três vírgula zero) e abaixo de 6,0 (seis vírgula zero).